quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

No supermercado: Uma hora a gente aprende!

Começou um novo mês.
E aqui em casa isso quer dizer que está na hora de ir ao supermercado.

Nossa última comprinha. O problema? É ter que guardar tudo isso em seu devido lugar.


Os sinais são bem claros e objetivos:

> Abre e fecha de geladeira: 
Como se algo mágico fosse aparecer por lá na próxima espiadinha.

> Comida pronta: 
O sintoma é visível a partir do 3º dia (consecutivo) que vocês decidem comer um “lanchinho”, ou pedir uma pizza.

> Receita do dia: 
Escolhido o cardápio é só pegar todos os ingrediente. Ops... acabou o ovo?

> Receita de segunda opção: 
Refeito o cardápio do dia é só pegar os ingredientes. “Ué...Cadê aquela caixinha de leite, amor?”

Pronto! É hora de ir às compras.

Há quem não goste de ir ao supermercado. Ao contrário, eu e o Robertinho adoramos passear com o carrinho pelos corredores. Então, as compras não são uma tortura para nós. Até porque, os supermercados na verdade são Hipermercados e vendem muito mais do que só o básico.

A experiência da primeira compra dos recém-casados, no nosso caso, teve suas vantagens. Erramos MUITO. Mas, com os erros aprendemos muito também!

Diferente do que dizem os economistas, optamos pela compra mensal. Com isso evitamos a tentação de toda a semana passar pelo supermercado (com suas superpromoções e supercoisasgostosas).

Portanto, aqui em casa estabelecemos algumas regrinhas para que nossa compra seja a mais eficiente e econômica possível.


Regra Nº1: Evite ir com fome ao supermercado!

Com certeza você já ouviu isso antes. Então, acredite!
Sair com fome antes de ir ao supermercado não é (nem de longe) uma boa ideia.
As embalagens são sempre muito atrativas. E faminto você comprará (no mínimo) o dobro do que realmente é preciso.

Sugiro comer algo “enjoativo” como um bombom e bastante água. Ou simplesmente, combinem de ir após a refeição. O bolso agradece!

Regra Nº 2: Pense bem na quantidade!

Se você veio de uma família grande como a nossa, então vai entender do que estou falando. Na casa dos meus pais comida sempre foi sinônimo de fartura e mesa cheia (Graças a Deus!). O problema é que depois de casada continuei pensando assim.

Esta é uma das tarefas mais árduas para nós: saber o quanto levar para casa. Com a experiência da primeira compra descobrimos que não comeríamos tudo o que havíamos comprado. E que o resultado disso era o famoso: desperdício.

Então lembre-se: Vocês são só dois. Não exagere, não desperdice!


Regra Nº 3: Experimente outras marcas

Preço e qualidade nem sempre caminham juntos. Ou seja, não é porque uma determinada marca de extrato de tomate é mais barato que outra (absurdamente) cara, que esta última será melhor.

Tente experimentar produtos com marcas alternativas, não convencionais. Aqui em casa a experiência valeu super a pena. E de quebra conhecemos ótimos produtos e também economizamos nosso “suado” dinheirinho.


Regra Nº 4: Aprenda sobre cortes de carnes

Não sei vocês, mas nós dois até hoje somos uma negação quando se trata de açougue. Foi um sofrimento pedir o nosso primeiro bife à patinho. Realmente não entendemos muita coisa. Com o tempo fomos aderindo (na marra) alguns conhecimentos, e outros ainda estão em processo.

Por falar em açougue e em supermercado, as filas são sempre gigantes. Um dica bem prática é dividir as tarefas. Enquanto um corre atras de alguns produtos da listinha, o outro encara a fila do açougue.

Regra Nº 5: A data de validade é válida para vocês?

Pode parecer redundância, mas é sério. A validade dos produtos que compramos aqui em casa tem que ser consideravelmente alta. Isso porque, como somos só dois, levamos um tempo mais longo para consumir tudo o que compramos.

Os produtos a serem refrigerados, e que possuem um pequeno prazo de validade, devem ser comprados em pequenas quantidades. Repor estes produtos semanalmente também é uma boa pedida.

Uma dica é deixar os produtos com validade próxima à frente da geladeira, armários e prateleiras. Esta atitude irá evitar que, assim como nós, você os esqueça facilmente, e quando os “achar” será tarde demais.



Bom, por enquanto são estas as nossas regrinhas de compras. Se você tiver alguma dica deixei aqui também! Vamos criando assim nosso Manual!

Beijo e beijo

7 comentários:

  1. Mercado!!! Tudo de bom!!! E você estã certa, ir com fome não ê legal...
    Acertar na quantidade de comida ê realmente tarefa difîcil, ainda cometo muitos exageros...Ri-ri-ri-ri...(to rindo em português)
    Mas... a vida ê uma escola e quero ter ainda muuuuuito tempo pra aprender. E você, filha fofa, estâ se saindo muito bem...
    Amo você...
    E, a propôsito, seu Blog ê incrîvel...

    ResponderExcluir
  2. Ei, Camilla!
    Que honra tê-la como seguidora do meu blog. Eu também já estou seguindo e indicando o seu nos meus favoritos.
    Menina, quanta informação!
    Amei tantas dicas!
    Quero sentar e ler tudo, com calma!
    Rss...
    Super beijo, e continue visitando meu blog.

    Beijossssssssssssss

    Fabi

    ResponderExcluir
  3. KKKKK, ontem mesmo eu fui ao supermercado, que chato que é!!! Também faço compras no início e no meio do mês... É um saco, mas necessário!

    ResponderExcluir
  4. Oi Cá!

    Não sou casada (ainda =P), mas desde que me conheço por gente ajudo meus pais nas compras, eles sempre costumam comer antes mesmo, e também fazer uma listinha de tudo que precisa...

    Adorei as dicas, vou me lembrar de todas quando for fazer a minha primeira compra =)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Achei o máximo o post.
    Eu sou da turma dos odeio mercado mas deve ser pq desde os 15 anos essa tarefa é minha aqui em casa, naquela época a parte boa era q o dinheiro ñ era meu, e hj é, rsrsrrs
    Aprendi mto na marra, mas pelo menos essa tarefa será uma das menos sofridas depois de casada, rssrs

    Bjinhus!!

    ResponderExcluir
  6. oi!!!1
    menina...ótimas dicas!!!!
    vou passar sempre por aqui, ok?
    vc que fez a arte do blog???
    bjud

    ResponderExcluir
  7. Olá Camilla

    Hoje estou sem tempo para comentar. Passando para agradecer sua visita e deixar um beijinho. Estou com muita pressa!!!!!!!!!

    Bjooooooooooooo..............

    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir